História – OMDS

O Projeto da Orquestra Juvenil MDS tem como principal objetivo “promover a música como forma de integração social”. Este projeto teve a sua origem no início do ano letivo 2006/07, sob a coordenação do Prof. Admar Ferreira.

O projeto surgiu e desde logo contou com uma boa adesão por parte dos alunos, que frequentavam as turmas do 2.º e 3.º ciclos, é então que surge o Grupo Coral e Instrumental MDS.

Os alunos crescem e cresce também a vontade de abraçar novos desafios… No ano letivo 2008-09, surgem então os primeiros instrumentos de Sopro (Saxofone, trompete e clarinete), a primeira guitarra elétrica, Viola baixo e bateria.

No passado ano letivo e após 8 anos, a Orquestra Juvenil MDS mudou de maestro, estando agora sob a direção e coordenação da Professora Ana Paula Barbosa. Atualmente a Orquestra é constituída por cerca de 55 elementos ativos, do 7.º ano ao ensino Superior e alguns ex- alunos e alunos externos. Para além destes elementos, estão ainda inscritos neste projeto mais 49 alunos do 6.º ao 9.º ano, que frequentam a Escola de Formação da Orquestra Juvenil MDS que forma os futuros membros da orquestra.

Neste últimos anos, salientam-se as atuações da orquestra juvenil MDS com maior destaque na imprensa da região: Atuação na DRELVT, Centro Cultural Olga Cadaval, receção ao Sr. Presidente da República (Prof. Aníbal Cavaco Silva), atuação na atribuição à orquestra Juvenil MDS da medalha de mérito da Freguesia de Algueirão – Mem Martins, receção a professores do projeto Comenius, aniversário da Junta de Freguesia de Algueirão – Mem Martins e da Junta de Freguesia de Monte Abraão, SintrAnima, encontro nacional de PIEF, em Sines atuação em diversas escolas do Concelho de Sintra, Amadora, Mafra e Lisboa, atuação “Cantar as Janeiras” pelo Centro Histórico da Vila de Sintra, nos Paços do Concelho (Sintra), Convenção sobre os direitos da criança, Natal em Família, festa de natal da AMI e o musical Contar abril a Cantar, levado a vários palcos do país: Centro Cultural Olga Cadaval, Auditório do Centro Paroquial de Mangualde a convite da Câmara Municipal de Mangualde, Auditório dos Bombeiras Voluntários de Loures, Escola Secundária José Saramago em Mafra e no auditório da Nossa Senhora da Paz, em Rio de Mouro. Destacam-se também as atuações -“Operação do Nariz Vermelho”, sensibilização junto da população escolar, com a participação da Orquestra Juvenil MDS; Concerto no Meo Arena, no âmbito da comemoração do “Dia Mundial da Criança” promovido pela Policia de Segurança Publica de Lisboa e o Arraial Multicultural no Gimnodesportivo da MDS, com a participação das Escolas do 1º Ciclo do Agrupamento.

A Orquestra Juvenil MDS conta com a colaboração incondicional dos Encarregados de Educação dos alunos, direção do Agrupamento de Escolas do Algueirão, Auxiliares de Ação Educativa, Câmara Municipal de Sintra e da Junta de Freguesia de Algueirão Mem Martins.

Nos últimos anos, salienta-se ainda o prémio conquistado (ano letivo 2012-13), no âmbito do Concurso de Projetos Escolares promovido pela Sic Esperança, em parceria com o Rock in Rio e também o recente prémio atribuído pela Câmara Municipal de Sintra, relativo ao Concurso dos Projetos de Excelência – Paque 2 (ano letivo 2013-14).

A Orquestra Juvenil toca um repertório que vai de encontro às tendências do momento e também do passado musical/património cultural do nosso País.